domingo, 14 de junho de 2009

Idoso e saúde bucal


Uma pesquisa realizada pela Universidade de Brasília com 147 idosos, sendo 87 mulheres e 60 homens, mostrou que 90% dos avaliados apresentavam algum tipo de lesão bucal e 70% usavam dentadura. O estudo consistiu em avaliação clínica odontológica e interpretação radiográfica, quando necessário. Alguns idosos usavam a mesma prótese dentária há mais de 30 anos, e o pior é que se orgulhavam disso, pois alegavam saber cuidar de seus pertences,já que ainda estavam em condições de uso. De acordo com a professora da Faculdade de Saúde Nilce Santos de Melo, as próteses precisam ser trocadas em, no máximo, cinco anos.

A dissertação de mestrado sobre a "Avaliação das condições da mucosa oral em mulheres na pós-menopausa e em homens acima dos 60 anos" levantou as principais causas da osteonecrose, que consiste na morte dos ossos, nesse caso, da maxila e da mandíbula. Cirurgias bucais e próteses representam fatores de risco para o desenvolvimento de osteonecrose, além de medicamentos a base de bisfosfonatos de sódio, principal substância no tratamento da osteoporose. Assim, idosos com osteoporose exigem um maior controle quanto à saúde bucal.

O número de idosos cresce a cada ano, o que mostra que a população mundial está envelhecendo. Nesse sentido,atenção especialmente dirigida à população de idade anvaçada faz-se necessária. Para se ter uma idéia, em 2025, o Brasil terá mais de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Acoplado a esse envelhecimento global, há um aumento na demanda de setores como a saúde. Assim, que venha o envelhecimento, mas que não nos esqueçamos da qualidade de vida dessa população.

Fonte: http://www.unb.br/noticias/bcopauta/index2.php?i=537
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/24806

Postado por: Fernanda Viana e Foncieli Fontana

Um comentário:

  1. saúde bucal é muito importante que os dentes são essenciais para uma boa nutrição para as pessoas de modo a bons dentes é essencial para esta tarefa.
    cerebritis .

    ResponderExcluir