sexta-feira, 22 de maio de 2009

Eis que surge um projeto...

Bom, para começar este blog creio que seja necessário primeiramente mostrar-lhes o projeto que nos levou a conquista do painel sobre a bioquímica do envelhecimento. Então iremos agora postar aqui o prejeto já citado, no qual explicitamos todos os temas que nos encantaram e que iremos abordar durante o blog e a confecção do painel.

Projeto De Painel – Bioquímica do Envelhecimento

Estudos e pesquisas atuais mostram que a média de vida do homem vem aumentando e a taxa de natalidade diminuindo, deste modo a população mundial de uma forma geral está envelhecendo. Estima-se que em 2020 existirão 649,2 milhões de pessoas acima dos 60 anos no planeta, o que corresponderá a quase 10% da população mundial. Atentando para esta transição demográfica, o estudo das diversas mudanças que ocorrem durante o processo de envelhecimento do organismo humano tem crescido, sempre buscando formas de promover a saúde e bem-estar através do entendimento das reações bioquímicas que ocorrem durante esta transformação. Os estudos referentes a essa área criam a possibilidade de reverter, amenizar e retardar essas transformações indesejadas, chegando até mesmo a evitar determinadas doenças ligadas ao processo de envelhecimento.
Hoje, define-se como envelhecimento o declínio da eficiência com que ocorre o funcionamento dos organismos multicelulares após a fase reprodutora. A partir disto pretendemos diferenciar o envelhecimento fisiológico do patológico e analisar outras definições de envelhecimento focando nas teorias a respeito das causas deste fenômeno. Dentre essas aprofundaremos na teoria genética do envelhecimento, cuja base ideológica afirma que o envelhecimento é um conjunto de ocorrências codificadas no DNA que dão continuidade ao evento de desenvolvimento e de diferenciação, e na teoria de acúmulo de danos, esta afirma que o envelhecimento é decorrente do acúmulo de danos devido ao fato da manutenção e do reparo serem insuficientes para garantir uma vida mais longa, visando explicar de forma abrangente as mudanças decorrentes do envelhecimento.
Pretendemos expor as mudanças ocorridas na fisiologia, enfocando os processos relacionados às atividades enzimáticas, incluindo a diminuição de enzimas que sintetizam neurotransmissores, também a diminuição de enzimas como a fosfofrutoquinase (ligada à glicólise) e incluindo a ação das caspases e o processo de apoptose, e adicionalmente mostrar as mudanças hormonais. Pretendemos também indicar os danos causados por esse processo de envelhecimento aos órgãos do sentido – com especial atenção na catarata e na perda da audição – e aos sistemas nervoso, muscular, cardiovascular e esquelético, frisando as alterações que causam a lentidão do raciocínio e a perda de memória, bem como as alterações que provocam a osteoporose.
Além desses tópicos, será também tratado as síndromes como a de Werner, a de quebra de Nijmegen e de Cockayne e de doenças ligadas ao envelhecimento como a aterosclerose, a já citada osteoporose, o mal de Parkinson e o mal de Alzheimer, dando grande enfoque ao processo bioquímico destas alterações.
Iremos também comentar sobre o envelhecimento da pele, incluindo a parte estética, sobre o embranquecimento dos fios de cabelo, sobre o enfraquecimento dos dentes e sobre a importância de uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais.
Por fim, o grupo pretende esclarecer como se estabelecem as disfunções decorrentes do processo de envelhecimento do organismo humano, bem como propor as medidas preventivas mais eficazes e adequadas a cada caso. Tal análise terá como foco primordial a análise bioquímica das reações envolvidas neste processo.

O grupo está muito satisfeito com o tema que irá abordar e tem como objetivo informar-lhes da melhor forma possível sobre os assuntos relativos ao envelhecimento sob a ótica bioquímica.

Agradecemos a leitura e esperamos o seu retorno ao blog.

Equipe de Painel: Fernanda Viana, Foncieli Fontana, Marcelle Thimoti, Lucas Barbosa e Paulo Henrique Dutra

Postado por: Paulo Henrique Dutra

Um comentário:

  1. Êeee! Envelhecimento comanda :)
    Ótimo início de postagens. Lembrem de assinar os posts!
    Beijo, Julia

    ResponderExcluir