quinta-feira, 4 de junho de 2009

Câncer e envelhecimento: alguma relação?


Geneticistas lançam uma nova hipótese sobre o porquê do risco de câncer aumentar com a idade. Essa hipótese teve inicio com a descoberta de que parte do DNA que antes era considerado “lixo” pode ser de fundamental importância. Esses pedaços de DNA eram considerados “lixos”, pois são regiões não-codificadoras do DNA, isto é, que não podem ser traduzidas.Assim, são genes “só de RNA”.

A hipótese da funcionalidade desses fragmentos de DNA surgiu a partir da verificação de que existem certos genes cujos alelos precisam ser passados do pai para o descendente para que sejam expressos, pois apenas o materno não é suficiente para a expressão da característica. Até ai, nenhuma novidade. O surpreendente é que se os dois alelos (o paterno e o materno) dessa determinada característica forem transmitidos ao descendente, há a inativação do gene. Essa nova situação deixou os geneticistas realmente intrigados.

A explicação dada é que o cromossomo materno aumenta os níveis de atividade das sequências do DNA que só produzem o RNA ( aquele que não pode ser traduzido). Assim, esse RNA, causa um “imprint”, que consiste na metilação do DNA. Essa metilação, acreditam os pesquisadores, seria responsável pela inativação do gene. Dessa forma, mesmo com ambos os alelos para a característica, não há a expressão dela.

As porções da cromatina fortemente condensadas e metiladas são consideras silenciosas no cromossomo. Esse “imprint” da cromatina foi, possivelmente, resultado da ação do RNA transcrito de fragmentos de DNA não-codificantes. E o que isso tem a ver com o câncer e o envelhecimento? Cientistas acreditam que quando uma parte da cromatina é silenciada, há o alastramento do silenciamento gênico, até que seja encontrada uma barreira, separando o que deve ser silenciado e o que deve ficar ativo. A quebra dessa barreira é uma possível causa do câncer, pois pode resultar em uma síntese protéica anormal e na divisão celular descontrolada. As causas dessa fragmentação podem ser a própria divisão celular ou o envelhecimento natural das células. Assim, essa é mais uma hipótese para explicar o motivo do aumento do risco de câncer com o envelhecimento.

Fonte: Revista Scientific American. Edição Especial: genoma, o código da vida.

Postado por: Fernanda Viana e Lucas Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário