quinta-feira, 2 de julho de 2009

Enfraquecimento de Dentes e Ossos




Com o envelhecimento é comum a pouca exposição ao sol e dietas pobres em vitamina D e cálcio. Somado a isso, o organismo senil já tem uma certa deficiência em absorver os nutrientes como cálcio (além de outros minerais como fósforo e magnésio, que co-atuam com o cálcio na formação de ossos e dentes). Esse conjunto de fatores pode levar à perda de massa óssea, caracterizando o enfraquecimento de dentes e ossos - a temida osteoporose. Quando associados a outros elementos como falta de postura, fragilidade muscular, dentre outros, aumentam os riscos de quedas e fraturas que podem ser determinantes em indivíduos de idade avançada.


Essa vitamina auxilia a secreção de insulina pelo pâncreas, modula as células de defesa, controla as contrações do músculo cardíaco, inibe nos rins a síntese de renina – enzima esta envolvida na secreção de hormônios que aumentam a pressão -, estimula o pâncreas a produzir insulina e, ainda, acredita-se que pode prevenir doenças como Alzeimer e câncer de mama – visto que os pacientes portadores, na maioria dos casos, possuem baixas taxas da vitamina.


Na figura acima está o metabolismo de síntese de Vitamina D. A vitamina D3 ( ou Colecalciferol) é produzida por irradiação UV na pele. Caso os níveis de cálcio estejam em baixa na dieta, o hormônio paratireoideano (PTH) e 1-α,hidroxcolecalciferol [calcitriol ou 1,25-(OH)2D] causam desmineralização óssea em osteoblastos para manter os níveis normais de cálcio no soro a partir da indução de síntese da proteína calbindina, fundamental ao transporte de cálcio). PTH e Calcitriol também inibem a excreção de cálcio pelos rins.


Além de atuar sobre os ossos, a Vitamina D também tem influência sobre cartilagens, células produtoras de insulina, cérebro, coração, desenvolvimento do embrião, estômago, fígado, folículo capilar, formação de placenta, funcionamento da musculatura, glândula supra-renal, hipófise, inibidores do câncer, intestino, mamas, medula óssea, ossos, ovários, paratireóide, parótida, pele, próstata, pulmões, retina, rins, sistema imunológico, tecido adiposo, testículos, timo, tireóide e útero


Os principais fatores de risco incluem os estados hipogonadais (particularmente no período pós-menopausa), fumo, baixa ingestão de cálcio, sedentarismo, história familiar e o uso de certas medicações (como corticóides).


A prevenção do enfraquecimento dos dentes reside em hábistos saudáveis como atividade física, abandono do tabagismo, medidas preventivas para quedas, suplementação adequada de cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D, dentre outras. Apesar de sintetizada pelo próprio organismo, há fontes dietéticas de Vitamina D3 como gema de ovo, peixes de água salgada e fígado.











Postado por: Marcelle Thimoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário