quinta-feira, 2 de julho de 2009

Fotoprotetores


Os fotoprotetores tem como função proteger a pele contra a ação dos raios solares Ultra-Violeta (Raios UV). Este tipo de radiação pode desencadear relações metabólicas que resultam na formação de radicais livres, além de estarem diretamente relacionado a vários problemas de pele o envelhecimento, rugas, manchas brancas e escuras, ressecamento da pele , lesões pré-cancerosas e, por fm o câncer da pele.


A maioria destes produtos tem ação anti-UVB - uma vez que os raios solares do tipo UVB agem diretamente sobre a epiderme e seus efeitos são os mais evidentes -, porém a associação com anti-UVA é pertinente.


A radiação UVB atinge a epiderme e é responsável por vermelhidão, ardência e queimaduras. Esse tipo de radiação é fundamental para a sintese de vitamina D. É o tipo de radiação solar mais associado aos efeitos carcinogênicos (causadores de câncer de pele).


A radiação UVA atinge mais profundamente a pele e é menos nociva que os raios UVB, e é responsável pelo bronzeamento. Além disso, os danos causados por UVA são cumulativos e produzem radicais livres.


Há dois tipos de fotoprotetores:os filtros solares físicos e os químicos
Os filtros físicos (inorgânicos ou refletores) atuam na pele principalmente refletindo os raios solares, mas também absorvendo e espalhando as radiações.


Os filtros químicos (orgânicos ou absorventes) absorvem a energia luminosa, convertendo-a a um tipo de energia não luminosa que não seja danosa a pele. Atuam em determinadas faixas de comprimento de onda. De acordo com a figura, podemos ver que o anel benzênico absorve a radiação UV e o radical a ele ligado é responsável por transformar a radiação UV que pode ser danosa em um outro tipo de radiação não danosa a pele, reemitindo-da.


O uso de fotoprotetores deve receber uma atenção especial. A radiação UV é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de pele!!!



Imagem:https://www.jnjbrasil.com.br/downloads\Guia%20Fotoproteção%20para%20internet.pdf


Fonte:http://www.scbd.org.br


https://www.jnjbrasil.com.br/downloads\Guia%20Fotoproteção%20para%20internet.pdf


http://www.abcdasaude.com.br/


Postado por: Marcelle Thimoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário