sexta-feira, 3 de julho de 2009

Painel - Idosos e Neurotransmissores


Com o passar dos anos, no decorrer do processo de envelhecimento do corpo, percebe-se uma redução na produção, na liberação e no metabolismo dos neurotransmis- sores, assim como reduções nas enzimas envolvidas nas cascatas de transduções de sinais e também na concentrações de mensageiros secundários . Dentre as enzimas que sofrem redução encontram-se as responsáveis por seqüestrar os radicais livres e regular a homeostase do cálcio, substância que esta intimamente ligada à regulação da síntese, produção e liberação de neurotransmissores, assim como também esta ligada a modificação de proteínas por fosforilação e a excitabilidade neuronal.

Os níveis de dopamina são os que sofrem maior redução(explicando as dificuldades motoras), porém os níveis de acetilcolina, receptores colinérgicos, ácido gama-aminobutírico (GABA), serotonina e catecolaminas também são baixos no idoso. Em contrapartida, há um aumento na atividade de outras enzimas como a monoaminoxidase, importante enzima no processo de degradação de serotonina.

A síntese de acetilcolina encontra-se diminuída devido à redução do “turnover” da glicose, pois a acetilcoenzima A, seu principal substrato, encontra-se menos abundante devido a baixa das atividades da glicólise no cérebro. Há menor capacidade de atenção e de capacidade do aprendizado no envelhecimento em função da redução da produção de acetilcolina, de plasticidade de receptores colinérgicos muscarínicos e da função exercida por esses receptores, explicando as dificuldades de cognição encontradas nos idosos.

Ocorre também um aumento na concentração de noradrenalina e de um metabólito da serotonina, 5-HIAA, no líquor de pessoas idosas.Assim como nota-se também um aumento nos níveis séricos de um metabólito da noradrenalina, MHPG. Há controversas a respeito das modificações ocorridas durante o envelhecimento no que diz respeito aos níveis de noradrenalina. Enquanto estudos afirmam que há redução dos valores de noroadrenalina no cérebro de idosos , outros não evidenciaram alteração significativa deste, exceto na substância negra cerebral.

Existe também uma certa discordância em relação ao sistema serotoninérgico. Muitos autores afirmam que os níveis de serotonina reduzem com o envelhecimento, outros, que não há modificação significativa desta substância. Bem como a respeito dos níveis de glutamato no córtex cerebral de indivíduos idosos, pois estes foram encontrados elevados, reduzidos ou inalterados. Já a substancia GABA, foi encontrada diminuída ou normal. Porém, há também estudos que revelaram níveis de GABA diminuídos no núcleo caudado e núcleo olivar inferior em idosos.


Fontes: http://www.idosofisioabdala.com/86101/86143.html
Bioquímica do Envelhecimento - Bayardo Baptista Torres

Postado por: Paulo Henique Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário