quinta-feira, 2 de julho de 2009

Teoria do Acúmulo de Mutações

A teoria do Acúmulo de Mutações é uma teoria genética do envelhecimento, ou seja, é uma teoria que presupõe que o envelhecimento é causado por uma predeterminação genética, possuindo um relógio biológico, que dita o ritmo de envelhecimento.
Essa teoria foi proposta por Sir Peter Medawar, em 1952. Medawar era um zoologista britânico, nascido no Brasil, filho de mãe britânica e pai libanês, que em 1960 recebeu, juntamente com Sir Frank Macfarlane Burnet, o Prêmio Nobel de Medicina.
Em seu livro An unsolved problem of biology, lançado em 1952, Medawar trata do tema do envelhecimento. Para ele, o envelhecimento era um mistério, pois não trazia nenhuma vantagem para o indivíduo. Então porque todos os indivíduos têm necessariamente que envelhecer?
Segundo Medawar, a resposta para essa pergunta estava no modo como a seleção natural age para eliminar as mutações deletérias. Ele percebeu que qualquer mutação só poderia ser eliminada pela seleção natural caso os seus efeitos negativos se manifestassem antes ou durante o período reprodutivo do indivíduo, pois caso o contrário, os efeitos desse gene só exerceriam infleuncia sobre o indivíduo após a sua reprodução, quando esse gene já teria sido passado a diante.
Dessa forma, acreditava Medawar, o envelhecimento seria causado pela exoressão de genes deletérios acumulados durantes milhões de anos de evolução. Esse genes só comessariam a ser expressos após o periodo reprodutivo do indíviduo, explicando porque o envelhecimento geramente só começa a se manisfestar após esse período.

Postado por: Lucas Biaggini.

Um comentário: