quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mal de Alzheimer- painel






Bom, e agora a última doença da minha parte das doenças relacionadas ao envelhecimento.

O Mal de Alzheimer é a forma de demência senil mais comum em todo o mundo. Caracteriza-se pela perda progressiva de memória e declínio de raciocínio, cognição e linguagem, causando dificuldade para trabalho e convívio social.

Nessa doença, há a morte de neurônios produtores de acetilcolina em locais como o hipocampo e o córtex cerebral. Quando a "memória de algo" chega ao cérebro, ela é inicialmente direcionada ao hipocampo e, a partir dele, pode ser armazenada no córtex cerebral ou " se perder" de forma que a esquecemos. Assim, como a memória mais recente está no hipocampo e o Alzheimer causa o seu esquecimento antes da memória antiga ser esquecida, os cientistas acreditavam que a morte dos neurônios era iniciada nesse local, no entanto, estudos mais recentes sugerem que a fonte pode ser o núcleo dorsal da rafe, situado no tronco cerebral, mas não no cérebro propriamente dito.

Acredita-se que seja desenvolvida por predisposição genética. Assim, as possíveis causas para a morte dos neurônios são o acúmulo de placas neuríticas, cujo componte principal é a proteína beta-amilóide, e o acúmulo de emaranhados neurofibrilares. As placas beta-amilóides são encontradas entre os neurônios, enquanto os emaranhados são intracelulares. Na realidade, não se sabe ao certo se o acúmulo das placas beta-amilóide é a causa da morte dos neurônios, ou consequência dela.

As proteínas beta-amilóide originam-se da proteína precursora beta-amilóide (APP), cujo gene se encontra no cromossomo 21. Um dado interessante é que indivíduos com Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21) apresentam envelhecimento prematuro e praticamente todos apresentam Doença de Alzheimer, clínica e neuropatologicamente confirmada, entre 40 e 50 anos de idade.

A figura abaixo mostra o acúmulo de placas beta-amilóide entre os neurônios, em comparação com neurônios normais.

Os emaranhados neurofibrilares são formados principalmente pela proteína "tau", a qual se liga à tubulina, desorganizando os microtúbulos e , assim, levando à morte dos neurônios.

Os tratamentos para Alzheimer incluem substâncias inibidoras da enzima acetilcolinesterase, já que essa enzima degrada a acetilcolina, bem como medicamentos que mimetizem a ação da acetilcolina. No entanto, atualmente ainda não há tratamento efetivo para essa doença.



Segue abaixo o link para um site muito interessante que explica os estágios da Doença de Alzheimer:
http://www.alz.org/alzheimers_disease_stages_of_alzheimers.asp

Ainda no site do link acima é possível um "tour" pelo cérebro, com explicações didáticas sobre como o Mal de Alzheimer se desenvolve.
http://www.alz.org/brain/01.asp

Fontes:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44461999000600003&script=sci_arttext
http://en.wikipedia.org/wiki/Biochemistry_of_Alzheimer%27s_disease
http://envelhecimentobiobio.blogspot.com/2008/11/painel-doena-de-alzheimer.html

Postado por : Fernanda Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário