quinta-feira, 2 de julho de 2009

Estudo descobre gene regulador do envelhecimento

Uma interessante notícia publicada no site Terra Notícias no dia 20 de março de 2006 informa a descoberta de um gene regulador do envelhecimento por cientistas do instituto Salk, da California, com a ajuda de cientistas brasileiros. Seria uma prova da teoria do envelhecimento programado? Abaixo a notícia.


Estudo desenvolvido nos Estados Unidos com ajuda de cientista brasileiro mostra que o envelhecimento é um processo regulado e não simplesmente natural. Eles descobriram que essa regulagem é feita por um determinado gene, que recebeu o nome de Smk-1.

Segundo a Agência Fapesp, a partir do entendimento do processo de regulagem será possível imaginar que o aumento do tempo de vida através da insulina, mecanismo conhecido há duas décadas, pode ocorrer de forma direta sobre o fator da longevidade sem que ocorra perda de outras funções (reprodução e resposta ao estresse).

Entretanto, segundo Gustavo Maciel, médico e cientista brasileiro que participou da equipe que desenvolveu o trabalho nos Estados Unidos, muitos estudos serão necessários até que um passo efetivamente prático possa ser dado.

O estudo realizado no Instituto Salk, na Califórnia, serve também para evidenciar a importância que os modelos biológicos têm na ciência atual. Os estudos foram feitos com o verme C. elegans, que apresenta aproximadamente 40% de similaridade genética com os seres humanos, percentual considerado alto pelos cientistas.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI926519-EI296,00.html

Postado por Lucas Biaggini

Nenhum comentário:

Postar um comentário