sábado, 13 de junho de 2009

BOTOX®


Botox® é o nome comercial da toxina botulínica, conhecida comercialmente também como Dysport® e/ou Prosigne®. A toxina botulínica é uma das neurotoxinas produzidas pela bactéria clostridium botulinum., causadora do quadro de botulismo. A substância botulínica liga-se às terminações nervosas. Esta ligação impede a liberação de acetilcolina, neurotransmissor responsável pelo acionamento das contrações musculares.Com a inibição da liberação de acetilcolina ocorre a interrupção dos sinais que indicam a contração muscular, tendo assim como conseqüência direta o relaxamento muscular.
A toxina botulínica foi utilizada pela Oftalmologia e Neurologia para correção de contrações musculares involuntárias (espasmos) e recentemente é aliada no tratamento de hiperidrose.
A verdadeira revolução do Botox na área da Dermatologia iniciou-se quando a toxina botulínica foi utilizada para a correção de linhas de expressão – provocadas pela constante contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de rugas – em áreas como a frontal, entre os supercílios (glabela) e próxima a órbita ocular (onde se formam os temidos “pés de galinha”). Após a aplicação do Botox ocorre o relaxamento muscular e, conseqüentemente, há uma suavização das linhas de expressão.
O reaplicação do Botox é recomendada num período de 4 a 6 meses. Dentre os efeitos colaterais são observadas, em raras situações, dores de cabeça, náuseas, formação de edema, dor no pescoço, etc.
É importante lembrar que o aplicação de Botox é um procedimento médico e, postanto, deve ser realizado por um profissional capacitado.
Encontrei um vídeo muito interessante em que é mostrada a aplicação do Botox.

Fonte: www.dermatologia.net
www.hsw.uol.com.br

Imagem: www.metroderm.org

Postado por: Marcelle Domingues Thimoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário