domingo, 21 de junho de 2009

Gene formador do córtex e um possível tratamento

Sabe-se que o Mal de Alzheimer, bem como derrames e lesões cerebrais podem ter o córtex cerebral afetado. Essa região é responsável pela memória "permanente", pelas mais elevadas funções cognitivas, pela linguagem, pela tomada de decisões, pela visão. Assim, o entendimento do funcionamento e da formação do córtex é objeto de intenso estudo de neurocientistas.

No ano passado, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Irvine, descobriram o gene responsável por gerar o córtex cerebral. O gene descoberto, chamado de Lhx2, pertence a um grupo classificado como "genes seletores", os quais agem durante momentos decisivos do desenvolvimento embrionário e fetal. Esses genes são responsáveis pelo direcionamento das células-tronco a partes específicas do corpo, como cérebro, sangue e ossos. Testes com roedores mostraram que o gene Lhx2 age apenas enquanto o córtex tem seu desenvolvimento a partir de células-tronco, mas não antes ou depois dessa fase.

Células-tronco corticais que não apresentam o gene Lhx2 se transformam em "células de bainha", as quais induzem as células vizinhas a formar o hipocampo, área responsável por "captar" as memórias recentes e, de certa forma, selecionar o que deve ser armazenado no córtex cerebral e aquilo a ser esquecido.

Essa descoberta é importante na medida em que abre a possibilidade de ativar o gene Lhx2 em células-tronco neurais e, com isso, direcionar a formação de neurônios do córtex. "Essa nova informação sobre o papel do Lhx2 no desenvolvimento cortical pode potencialmente ser utilizada na pesquisa com células-tronco para fazer crescer novos neurônios do córtex que possam substituir os que forem danificados no cérebro", disse Karla Hirokawa, doutoranda do Laboratório de Medicina e Biologia Celular e do Desenvolvimento.



Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/materia/8312/divulgacao-cientifica/chave-do-desenvolvimento-cortical.htm


Postado por: Fernanda Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário