domingo, 7 de junho de 2009

Envelhecimento Cutâneo e suas causas





A vaidade sempre foi característica intrínseca da personalidade humana e a maioria da população busca retardar os efeitos do envelhecimento, em especial aqueles ligados a fatores estéticos. A preocupação acerca do envelhecimento da pele constitui um dos principais interesses na área da dermatologia, uma vez que a pele é o nosso cartão de visitas.
Uma das características mais marcantes do envelhecimento cutâneo é o aparecimento de rugas, resultado da perda da elasticidade da pele e é também acompanhado pelo surgimento de manchas. Além dos fatores intrínsecos como o próprio envelhecimento celular - que provoca uma pele fina, com pouca elasticidade, mais flácida e apresentando finas rugas, porém sem manchas ou alterações da sua superfície – é agravada por fatores extrínsecos como a poluição e principalmente a exposição aos raios Ultravioletas. O fotoenvelhecimento – efeito da radiação ultravioleta sobre o tecido cutâneo - tem como características uma pele que apresenta perda da elasticidade, manchas escuras ou claras, rugas finas e profundas e superfície alterada (mais áspera, ressecada e descamativa). Além disso surgem as ceratoses solares, lesões que atingem a camada mais superficial da pele formando "crostas" e que, eventualmente, podem transformar-se em um câncer da pele.

Quando mais jovem, o próprio organismo dispõe de mecanismos para se proteger dos radicais livres originados de oxidações químicas e enzimáticas. Esses mecanismos de auto-proteção contra a ação dos radicais livres envolvem formas de limitar as reações oxidativas, como compostos de agentes anti-oxidantes, enzimas, vitaminas, dentre outros.Entretanto, a idade atua como um redutor da capacidade de auto-proteção do organismo.

Assim, o simples hábito de utilizar protetor solar em qualquer exposição aos raios ultravioletas pode minimizar os efeitos do envelhecimento cutâneo. Além disso uma alimentação equilibrada pode repor ao organismo aqueles nutrientes que protegem o organismo da ação dos radicais livres. Nos próximos posts vamos expor as técnicas desenvolvidas para amenizar as características de uma pele já envelhecida e também as bases de uma alimentação adequada para minimizar os efeitos do envelhecimento do organismo.








Fonte:http://www.dermatologia.net/


http://www.esalq.usp.br/siesalq/pm/sobre_envelhecimento_pele.pdf


http://www.latamjpharm.org/trabajos/23/3/LAJOP_23_3_6_1_7IT93QRE42.pdf



Imagem:http://cristianaarcangeli.terra.com.br/media/images/envelhecimento.jpg









Postado por: Marcelle Domingues Thimoti e Paulo Henrique Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário