sábado, 27 de junho de 2009

Redução de calorias e o envelhecimento


Uma das principais preocupações da sociedade moderna é como retardar o envelhecimento e como ter uma terceira idade saudável.

Para solucionar essas questões, muitas pesquisas tentam identificar os fatores que colaboram para o envelhecimento e quais os métodos que podem retardar esse processo. A partir dessas pesquisas surgiram diversas promessas de exercícios, terapias e alimentos com ação "anti-envelhecimento"como por exemplo a terapia ortomolecular e os alimentos ricos em anti-oxidantes.

Porém, a única forma comprovadamente eficaz de retardar o envelhecimento conhecida atualmente é a restrição de calorias. Esse tipo de dieta tem a sua eficácia comprovada desde 1930, quando um grupo de pesquisadores liderados por Clive McCay, da Universidade Cornell, descobriram que animais submetidos a dietas de baixo conteúdo calórico viviam mais tempo que os demais.

Nos últimos vinte anos diversas pesquisas tentaram descobrir porque uma dieta de restrição calórica promove um aumento da longevidade. Uma pesquisa de outubro de 2002 comprovou que ratos submetidos a uma dieta de restrição de calorias estavam menos propensos a desenvolver cardiopatias e que esse efeito era conseguido mesmo em indivíduos que foram submetidos a dieta de baixo conteúdo calórico apenas a partir da meia idade. Para mais detalhes dessa pesquisa, acessar a noticia em: http://emedix.uol.com.br/not/not2002/02out28car-pnas-eim-coracao.php

Uma possível explicação para essa relação se fundamenta na teoria mitocondrial do envelhecimento. Segundo essa teoria, o envelhecimento seria resultado da ação de espécies reativas de oxigênio geradas na cadeia respiratória, que danificariam as proteínas da mitocôndria, levando ao envelhecimento. Como essas espécies reativas são produtos da cadeia respiratória, é de se supor que uma dieta pobre em calorias tenha como consequência uma menor produção de radicais livres pelas mitocôndrias, pois essas organelas funcionam ininterruptamente enquanto houver substrato para seu funcionamento, utilizando o ATP excedente, que não será usado pelas células imediatamente, para a síntese de adipócitos, reservas de gordura. Portanto, uma dieta rica em calorias leva a um maior funcionamento das mitocôndrias, levando a uma maior produção de radicais livres, gerando consequentemente, mais danos as mitocôndrias, causando um envelhecimento mais intenso do indivíduo.

“Com a disponibilidade de alimentos atual, sem precedentes na história da humanidade, oferecemos às mitocôndrias mais nutrientes do que o necessário e aumentamos a formação de radicais livres numa velocidade que ultrapassa a capacidade da célula em neutralizá-los. Como conseqüência, as mitocôndrias se desgastam mais rapidamente, até comprometer a produção de energia característica do envelhecimento.” Drauzio Varella em: http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/envelhecimento_meioambiente.asp

Fontes: http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/envelhecimento_meioambiente.asp
http://emedix.uol.com.br/not/not2002/02out28car-pnas-eim-coracao.php
http://www.dietaesaude.org/dieta-da-restricao-calorica.php
Imagem: www.streetsedge.com/images/bigmac.jpg
postado por Lucas Biaggini

Nenhum comentário:

Postar um comentário